Um novo estudo divulgado mostrou que o tratamento com tirzepatida, princípio ativo do medicamento Mounjaro, reduziu o risco de evolução para diabetes tipo 2 em 99% dos pacientes diagnosticados com pré-diabetes e obesidade ou sobrepeso após três anos de injeções semanais. Além disso, a média de perda de peso corporal foi de 22,9%.
O estudo SURMOUNT-1 foi realizado com 1.032 voluntários que receberam dosagens de 5 mg, 10 mg e 15 mg do medicamento. Os resultados mais expressivos foram obtidos com a dose de 15 mg. Segundo o estudo, os indivíduos tratados com tirzepatida perderam em média até 23% do seu peso corporal e mantiveram essa perda por mais de três anos, ao mesmo tempo em que beneficiaram-se de uma redução substancial no risco de desenvolver diabetes tipo 2. Quase 99% dos indivíduos tratados permaneceram livres de diabetes após 176 semanas.
Bruno Halpern, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), participou do estudo e destacou os resultados como impressionantes.